5 lições que aprendi com Chris Gardner

 Neste artigo mostrarei 5 lições que podemos aprender com esse vencedor que inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo.

1 – Persistência

Podemos ver na biografia e no filme de Chris Gardner que ele é uma pessoa extremamente persistente, pois mudar a nossa condição de vida, saindo praticamente do zero não é nada fácil.

Mesmo nas maiores dificuldades ele preferiu se esforçar e batalhar ao invés de se desesperar e desistir da vida como muitos fazem. Ele chegou a dormir em praças públicas, banheiros públicos, abrigos e tudo com um filho de 2 anos de idade (no filme é retratado como 5 anos por conveniência do roteiro e pela idade do filho do Will Smith).

Para mudar de vida tem que ter persistência, lembre-se disso.

2 – Networking

chris-gardner-economiaChris Gardner alcançou o sucesso trabalhando com ações e para isso a pessoa não pode ter medo de fazer contatos, imagine que durante seu estágio, dormindo em abrigos ou lugares piores, ele ainda entrava em contato com seus clientes e colegas de profissão.

Por que então que você que está provavelmente em condições melhores, tentando trabalhar pela internet não pode ligar para seus contatos, ter conversas por Facebook, Twitter, e-mail e participar de convenções se possível?

Não podemos de ter medo de nos comunicarmos com colegas de trabalho, pois todos estão com um mesmo objetivo que você, se por acaso a pessoa for má educada com você, simplesmente ela não era um bom contato ou uma boa pessoa e você deve partir para a próxima. Mas fica a dica, seja um colega de trabalho verdadeiro, não tente tirar proveito das condições que seus colegas conseguiram com muita batalha, peça dicas, tente parcerias, mas sempre com muita honestidade.

Vale ressaltar que o dia em que Chris Gardner mudou de vida foi quando ele encontrou uma pessoa, um “cara” rico que possuía uma Ferrari vermelha e cedeu sua vaga em um estacionamento em troca que o “cara” rico o respondesse duas perguntas:

“O que você faz? E como você faz?”

Esse dia e essa simples conversa em um estacionamento foi o que impulsionou Chris a perseguir o sonho de ser um corretor da bolsa de valores e ter uma Ferrari no futuro e como sabemos ele alcançou o sucesso!

3 – Estudo

Independentemente da área em que iremos atuar, para alcançar o sucesso temos que ser bons. E como ficamos bons em algo?

Estudando é claro!

Não importa se você vai ler artigos na internet, ler livros, assistir vídeo-aulas, ler e-books, etc, o importante é que você esteja sempre atualizado em relação aos negócios com que você irá trabalhar.

Podemos ver claramente no filme, que apesar de ter facilidade com números, Chris Gardner muitas vezes virava noites estudando para que pudesse entrar no negócio de ações e estando lá falasse sobre o assunto e trabalhasse com propriedade.

Essa é mais uma lição que podemos aprender com essa lenda de Wall Street!

4 – Família

Saindo um pouco do campo dos negócio e entrando mais no lado humano, percebemos o quanto Chris Gardner se preocupava com a sua família, em especial seu filho. Na verdade quando nos dedicamos a melhorar de vida, pensando também em dar uma vida melhor para nossa família, nos dedicamos muito mais e ganhamos muito mais força para trabalhar.

No caso do Chris foi o seu filho, no meu caso poderia ser minha filha, no seu caso pode ser sua esposa ou marido, quem sabe sua mãe, o importante é termos em mente que quando trabalhamos para ajudar nossos entes queridos, certamente temos muito mais força.

5 – Ter uma visão ampla

Uma das características que podemos notar em Chris Gardner é sua forma visão de mundo após decidir que iria alcançar a felicidade a todo custo. Em uma de suas frases ele diz: “Neste mundo existem dois tipos de pessoas: aqueles que vêem um monte de estrume e o identificam como merda e os que reconhecem ali uma boa quantidade de fertilizantes.”

dinheiro

Ou seja, se você quer se destacar em algo, procure identificar qual é a carência daquele mercado ou ainda, onde todos estão enxergando algo de pouco potencial, você pode transformar aquilo em algo com muito potencial.

Faça a diferença, seja diferente, analise o que a concorrência vem fazendo e faça algo a mais, mostre qual é seu diferencial e enxergue nas pequenas coisas, potencial que outras pessoas não estão vendo. Talvez aquilo não seja um negócio pequeno, às vezes tem um altíssimo potencial, apenas esse negócio não foi explorado ainda pela pessoa certa.

Conclusão

Nesse artigo inspirador, podemos ver que Chris Gardner é um exemplo de pessoa que enfrentou todas adversidades e venceu na vida, portanto pessoas com uma condição melhor terão até mais condições de ultrapassá-lo ou no mínimo alcançar a felicidade que almeja, basta se dedicar e quem sabe seguir algumas dicas desse artigo.

Confira também esse discurso dele na UC Berkeley.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2014, Kamiit Blog. Todos Rights Reserved.