O que é Ribbon e para que serve?

Ribbon conhecido também como fita de transferência térmica – TTR (Thermal Transfer Ribbon) é o suprimento de impressão utilizado nas impressoras térmicas. A grosso modo seria como o toner das impressoras convencionais. O TTR é uma película plástica revestida com tinta, que ao passar pela cabeça térmica da impressora e ser aquecido em determinados pontos, transfere as informações para a etiqueta.

Ribbom fixando em etiqueta

A fita de transferência térmica pode ser revestida de cera, resina ou pode ser misto (cera e resina). Cada um desses materiais tem a sua especificação, e variam na impressão entre papel ou filme e na resistência a umidade, atrito, agentes químicos, e outros.  O ribbon possui um lado entintado e o outro coberto por silicone. Que ao receber calor, a tinta se desprende e o silicone promove a não aderência do material e a dissipação de calor. São utilizados em impressões de códigos de barras, logotipos, gráficos, códigos bidimensionais e etc.

Conheça mais sobre os tipos de ribbon:

Ribbon Cera

Ribbon Cera Película plástica composta por cera, utilizada para impressões de dados, códigos de barras em papel e etiquetas adesivas. Por ser um material frágil, o insumo não deve conter restrições a variações de temperatura, umidade e atrito. Possui baixo custo, e permite impressões de alta velocidade com grande qualidade. Exemplos de utilizações: impressões em etiquetas para expedição, etiquetas para indústria farmacêuticas, etiquetas nutricionais, etc.
Ribbon Resina

Ribbon Resina – Película plástica composta por resina é aplicada em filmes (polipropileno, poliéster, polietileno etc.), utilizada em materiais que são expostos a riscos de atritos como, congelamento, umidade, calor, contato com substancias acidas, materiais de limpeza, entre outros. Possuem alta resistência. Exemplos de utilizações: impressões em etiquetas para indústrias automotivas, etiquetas para uso em produtos armazenados em câmaras frias, etiquetas para hospitais e laboratórios, etc.

Ribbon Misto

Ribbon Misto – Película plástica composta por cera e resina, possui resistência ao calor e umidade maior do que os de cera e menor do que os de resina. É utilizada em impressões em papel ou filme, indicado para soluções que necessitam de mais resistência e durabilidade. Geralmente utilizados quando a etiqueta sofre algum tipo de atrito, especialmente no transporte da carga. Exemplos de utilizações: impressões em etiquetas para estantes, etiquetas de advertência, etiquetas para componentes, etiquetas para indústria automobilística, etiquetas para caixa de CD e DVD, etc.

O uso de ribbon com má qualidade pode ocasionar problemas no resultado final da impressão e para o funcionamento da impressora. Que necessita de uma maior temperatura da cabeça de impressão diminuindo a vida útil da mesma, provocando assim constantes substituições da cabeça térmica de impressão, gerando um custo próximo à compra de outra impressora.

Sem título-1.fw

Anuncio:brtn210s

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2014, Kamiit Blog. Todos Rights Reserved.